Portal do Governo do Estado de São Paulo

Professora Lúcia França

Nascida em 28 de janeiro de 1962, em São Paulo, mudou para São Vicente ainda criança. Na cidade, formou-se em Magistério e passou a dar aulas, ao mesmo tempo em que fazia a sua primeira graduação em Pedagogia do Excepcional para Deficientes Mentais e Auditivos.
Conheceu Márcio França quando ainda eram estudantes. Casados desde 1986, eles tem dois filhos: a pedagoga Helena e o advogado e deputado estadual Caio França, além de 2 netos: Enzo e Laura.
Antes de completar 20 anos iniciou sua carreira como professora concursada em Praia Grande ao mesmo tempo em que, ao lado de três amigas, montou – numa casa alugada, o seu próprio colégio. Dois anos depois, pediu exoneração da prefeitura para dedicar-se integralmente à própria escola. É graduada em Pedagogia, com docência plena, orientação educacional, administração e supervisão escolar. Cursou MBA em Liderança e Pós-graduação em Direito Educacional.
Lúcia França nunca abandonou a área da Educação, nem mesmo no período em que foi presidente do Fundo Social de Solidariedade de São Vicente (FSSSV), entre os anos de 1997 e 2004. Nesta época, trabalhava meio período na escola e a outra metade do tempo na sede do Fundo. Orgulha-se de ter conseguidosempre conciliar a Educação com a carreira política do marido.
Sua história de vida serviu de inspiração para muitas das suas ações enquanto presidente do Fundo Social Municipal, especialmente na condução das creches.
Suas principais condecorações: Troféus LydiaFederici, Profissional Mulher 1997 e 1998; Odete Veiga Martins, 1998; Brás Cubas, 2000; Odete Veiga Martins, 2000; e Calunga, 2000. Recebeu também o título “Paul Harris”, 2000; o prêmio “Dia Internacional da Mulher” – Soroptimista, 2000; a Medalha Rosa da Solidariedade, 2018;a Medalha comemorativa do Centenário doOitavo Batalhão de Polícia Militar do Interior, 2018; e a Medalha Anchieta e o Diploma de Gratidão da cidade de São Paulo, 2018.
Este ano sua escola completa 36 anos de fundação e seu ativismo político, que iniciou na universidade, tem mais de três décadas de história. Ela afirma que seu maior orgulho é poder trabalhar com dois pilares transformadores da sociedade: a educação e a política.
Tornou-se primeira dama de São Paulo e presidente do Fundo Social de Solidariedade do Estado em 6 de abril de 2018, após o seu marido assumir o governo do estado devido à renúncia do então governador Geraldo Alckmin.