Portal do Governo do Estado de São Paulo
quinta-feira, 06/12/2018

Município de Ribeirão Pires realiza inauguração do Natal Espetacular

A presidente do Fundo Social, professora Lúcia França, participou do lançamento do projeto que arrecadou mais de 110 mil garrafas pet

Aconteceu na última quarta-feira, 5, o lançamento do Natal Espetacular de Ribeirão Pires, na Grande São Paulo. A presidente do Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo (Fussesp), professora Lúcia França, esteve na cidade para participar da inauguração do projeto, realizado em parceria com o Fundo Social.

Município arrecadou mais de 110 mil garrafas pet

Na Praça Espelho D´Água, na Vila do Doce, foram instaladas 13 árvores natalinas totalmente feitas em garrafas pet. A principal tem 3,5 metros de altura e é toda feita com guirlandas de flores. Na cidade, foram arrecadadas mais de 110 mil garrafas pet, por meio de gincana realizada entre duas escolas municipais. Além das garrafas, a decoração também contou com outros tipos de inservíveis, como ventiladores quebrados e baldes. O objetivo é mostrar para os visitantes que tudo pode ser reutilizado.

“É um prazer enorme conseguir transformar tudo o que iria para o lixo em uma linda festa de Natal. Parabéns a todos os envolvidos que faz esta iniciativa se tornar realidade”, comentou a professora Lúcia França.

O projeto tem como meta a produção de enfeites utilizando garrafas pet arrecadadas pela população junto aos comércios locais e escolas. O convênio firmado com o Fundo Social contemplou a capacitação de profissionais que se encarregaram da confecção dos adornos, que estão sendo instalados nos pontos turísticos dos municípios.

A iniciativa está presente em mais de 250 cidades do Estado de São Paulo

De caráter sustentável, o Natal Espetacular, que faz parte da Escola de Artesanato do Fussesp, contou com a colaboração dos alunos das escolas estaduais e municipais, que participaram arrecadando as embalagens, e voluntários, que auxiliaram na confecção dos ornamentos de acordo com a orientação que receberam da equipe de capacitação do Fundo Social.

A iniciativa está presente em mais de 250 cidades do Estado de São Paulo.