Portal do Governo do Estado de São Paulo

Compartilhe

Padaria Artesanal

Padaria Artesanal

A Padaria Artesanal foi implantada em junho de 2011 com intuito de formar agentes multiplicadores por meio da capacitação de duas pessoas por entidade social ou Fundos Municipais que, ao voltarem para suas comunidades, terão o compromisso de transmitir os conhecimentos e habilidades adquiridas a outras pessoas.

Durante o curso de um dia de duração, os alunos aprendem a fazer 10 tipos de pães, além de receberem noções de ética, higiene e cidadania. De 2001 a 2006, foram doados mais de nove mil kits a entidades sociais, Fundos Municipais e escolas estaduais. Neste período, foram capacitados mais de 20 mil agentes multiplicadores no Estado de São Paulo, além de pessoas vindas de 17 estados brasileiros e outros países como Paraguai e Angola.

O projeto está presente em três unidades próprias do Fundo Social. De 2011 até o momento, foram entregues 1.466 kits da Padaria Artesanal, instalados no interior do Estado e em entidades sociais da capital. Neste mesmo período, foram qualificadas 102.515 pessoas.

Em 2017, este projeto foi ampliado com a assinatura de convênio com 39 municípios para a realização do Polo Regional da Padaria Artesanal. Estes Polos ensinam, além das 10 receitas tradicionais, novas receitas como pão de mel e bem casado, cookies gourmet, tortas e quibe e panetone e colomba pascal. Estas unidades serão entregues até março de 2018.

 

Compartilhe